Saúde no Limite
  • Observador
10 episodes

Entrevistas aos médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde envolvidos no combate à Covid-19 em Portugal.

Episodes

“Impacto na saúde mental vai ser segunda pandemia”
2021 Feb 1740m 11s
Maria Loureiro é enfermeira no CHUC e está há 3 meses na UCI Covid do Hospital dos Covões. Em entrevista fala sobre os doentes que perdeu, as despedidas que testemunhou e a paciente que mais a marcou.
Enfermeira poderá ter contaminado o marido, que ficou em estado grave
2021 Feb 1531m 15s
“A situação foi muito, muito, complicada. Cheguei a ser preparada para o pior" Isabel Pereira Lopes foi internada com Covid na UCI do hospital onde trabalhou. O marido, que terá sido infetado por ela.
"No supermercado, uma FFP2 é mais eficaz"
2021 Feb 1240m 36s
Vitor Fonseca é médico e triatleta. Aponta críticas à falta de planeamento das autoridades de saúde, recomenda a máscara FFP2 e diz que Baptista Leite se precipitou no retrato do Hospital de Cascais.
"Há um risco significativo de o sistema não conseguir dar resposta a todos"
2021 Feb 1036m 5s
Na primeira vaga o Hospital Lusíadas Porto recebeu doentes Covid, na terceira não. Não é por isso, explica o intensivista Paulo Mergulhão, que os privados deixam de fazer a sua parte. Entrevista de Tânia Pereirinha.
A gestão de uma pandemia não deve ser feita a reboque de uma fila de ambulância.
2021 Feb 0755m 50s
O SNS está no limite da ruptura. Roberto Rocon é médico intensivista no São João e atribui responsabilidades ao poder político pela falta de planeamento e por vários erros evitáveis.
"Perdi o controlo e chorei. Não conseguia mais"
2021 Feb 0329m 35s
Daniela Marado recorda o momento extremo em que coordenava as urgências do hospital dos Covões e recebeu cem doentes. E o caso de um doente internado que perdeu a mulher e não pôde ir ao funeral.
"O que veio estragar isto tudo foi uma gestão errática desta pandemia"
2021 Jan 3056m 22s
Patrícia Pacheco, diretora de infecciologia do Hospital Amadora-Sintra, é muito crítica em relação ao poder político. Afirma que há falhas graves na gestão da crise e uma comunicação deficiente.
"Sou a única pessoa a ver que isto vai rebentar?"
2021 Jan 2932m 56s
Ana Isabel Pedroso, internista e intensivista a trabalhar no Hospital de Cascais. "Sou daquelas pessoas: choro, durmo e no dia a seguir estou nova, vamos lá outra vez com força."
António Araújo: Transferir doentes para fora "é uma estratégia ridícula"
2021 Jan 2836m 24s
O diretor do serviço de oncologia do Hospital de Santo António, no Porto e presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos está contra a ideia de “transferir doentes para o estrangeiro".
Baixar números? "Vai demorar até meio de Abril"
2021 Jan 2436m 37s
O que muda quando deixar de haver vagas nos Cuidados Intensivos. A "política da cama quente". E os erros a evitar. Entrevista a João Gouveia, presidente da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional para a Covid.