Conversas para um mundo em espera
  • Raquel R A Gandra
32 episodes
Conversas com pessoas inspiradoras, múltiplas e sensíveis, mediadas pelo olhar curioso de Raquel Gandra (artista e alma errante). Devaneios sobre arte, empatia, educação, criatividade, processos artísticos e modos autênticos / alternativos de viver nesse mundo caótico.

Episodes

31 - Aiano Bemfica - cinema, arte e política: entre nós talvez estejam multidões
2020 Dec 191h 2m 21s
Aiano é ativista e cineasta. Conversamos sobre seu envolvimento com o cinema e o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, que já deu origem a alguns curta metragens e, agora, ao longa documentário "entre nós talvez estejam multidões".
30 - Taiyo Omura - Cola mágica, bolas de energia, pipoca rosa e o primeiro poema
2020 Nov 1451m 31s
Felicidade, amor saudável, boas formas de liderar e o improviso como metáfora pra vida. Estes são apenas alguns dos temas que abordamos em nossa conversa. Taiyo é uma dessas pessoas que emanam alegria e afeto por onde passa. Equilibra a vida de trabalho fixo na Biblioteca Nacional com o projeto Soundpainting Rio, através do qual promove eventos como os Cineconcertos e os Baila Baila. Se vocês não sabem o que significa soundpainting, dêem uma busca no youtube, tem vários vídeos bacanas que mostram.
29 - Ana Clara Ribeiro - investigadora afetiva, pedagógica na dinâmica e melhor do que você imaginava
2020 Nov 071h 7m 55s
Neste episódio eu e Ana conversamos sobre síndrome de impostora, machismos e competições no audiovisual, parâmetros de sucesso, múltiplos interesses, processos artístico-criativos, lugar de fala e a importância da diversidade e representatividade nas histórias que contamos, e muito mais.
28 - Adelia Jeveaux - O Sétimo Selo, a letra serifada, a luz no fim do túnel e os livros infantis
2020 Oct 2443m 1s
Adélia Jeveaux e eu falamos sobre transição de carreira, hábitos e fetiches de leitura, os danos causados por má traduções, a arte como apoio em momentos difíceis da adolescência, impressões sobre o momento atual e seu interesse pelo universo infanto juvenil como tema de pesquisa.
27 - Cavi Borges - Pixote, a fruta do conde, o caminho do meio e a regra do afeto
2020 Oct 1750m 53s
Cavi, dono da Locadora, Produtora e Distribuidora Cavídeo e referência de cinema independente de baixo orçamento no Brasil. Ele é um cara que tá sempre se reinventando e se adaptando aos novos cenários. Nossa conversa teve elogio à pirataria, reflexões sobre querer criar algo autêntico, bom e acessível e as limitações de nossas escolhas, o trajeto da cinefilia e os vários truques dele pra viver de arte (spoiler: não basta ser artista, tem que ser empreendedor). Falamos também sobre sua relação com o cinema da periferia e o contraste entre a generosidade que encontra lá e o individualismo da classe média.
26 - Lucas Dias - Triste, mas otimista / Você sabe o meu nome! / O Rap do Eminem / O problema é o poder
2020 Oct 1054m 32s
Lucas é alma criativa navegando por essa vida em busca de equilíbrio entre as necessidades da realidade e os encantos da fantasia, entre os empregos que pagam contas e as criações pessoais. Nessa conversa extremamente diversificada, falamos sobre masculinidade tóxica, bullying na escola, processo criativo, harry potter, fazer a própria casa, o problema da pirâmide de poder capitalista, e várias outras coisas.
25 - Melissa Ferreira - a busca por aquilo que nos dá sentido, presença e um pouquinho de felicidade.
2020 Oct 031h 5m 56s
Eu e Mel trocamos uma ideia sobre depressão, em homenagem ao setembro amarelo. Seus sintomas, gatilhos e possíveis saídas. Apesar de ser um tema delicado e potencialmente pesado, foi uma conversa bem gostosa e dinâmica.
24 - Guilherme Moyna - uma brisa, uma ideia de girico, expressão ou instrumento, qualquer coisa menos supérfluo
2020 Sep 261h 11m 57s
Conversa com Guilherme Moyna sobre viver de arte e sobre as várias facetas de nosso entendimento de ser artista. Arte enquanto ornamento,  expressão, serviço prestado, enfim. Sobre o mundo de ansiedades que envolve trabalhar com aquilo que se ama, mas que não segue um horário fixo e que os outros acham que "qualquer um pode fazer". Teve insights e desabafos.
23 - Marcela Pavan - no mínimo dois lados, a síndrome do "tenho que", intolerância ao sofrimento e o olhar colaborativo
2020 Sep 191h 3m 56s
No episódio de hoje eu falo com Marcela Pavan: terapeuta junguiana, pessoa doce, delicada e generosa.
22 - Humberto Giancristofaro - Disponibilidade poética, o capítulo em francês, o depósito do imaginário e não trabalhamos com esperança
2020 Sep 1255m 15s
Humberto já fez quadrinho pro Ziraldo, graduou e pós graduou em filosofia, é roteirista, diretor, fez um longa metragem independente inspirado em Thomas Mann e agora, na quarentena, ainda lançou um quadrinho chamado Mefisto, que pode ser encontrado aqui: http://m.tapas.io/series/mefisto .