• Instituto CNV Brasil
6 episodes
Comunicação Não-Violenta aplicada às nossas relações na vida real.

Episodes

Raiva no trabalho. Vamos começar a conversar sobre ela?
2020 Sep 0320m 27s
Você sente raiva no trabalho? Nós também! Então tem espaço para a raiva na Comunicação Não-Violenta? Tem sim! E é sobre como a raiva é vista na CNV que vamos conversar nesse episódio, e também compartilhar a nossa experiência em lidar com ela no ambiente de trabalho, além de algumas dicas para que a raiva não seja reprimida ou vista como errada , mas sim como um alerta valioso.  A raiva é um temão, com peculiaridades e complexidades, principalmente quando se trata da sua manifestação no trabalho. Por isso essa é uma primeira conversa, de outras que queremos trazer por aqui sobre esse tema. Vem fazer essa Pausa CNV com a gente?
Trabalho remoto e vida pessoal, como equilibrar?
2020 Aug 1922m 21s
Desde março deste ano, muitas pessoas viram suas rotinas transformadas pelo isolamento social. A casa se tornou também espaço de trabalho, e passou a ser dividida integralmente com outros moradores dela: companheiro ou companheira, filhos, pais, colegas de casa… Essa nova configuração trouxe algumas vantagens, mas trouxe também muitos desafios. Sobrecarga, desafios para separar as demandas pessoais das demandas do trabalho, perda de foco… Nós do Instituto CNV Brasil trabalhamos remotamente há mais de 3 anos, desde o início da empresa, e já experimentávamos esses e vários outros desafios na nossa rotina de trabalho. Nesse episódio, conversamos sobre as nossas experiências, sobre os agravantes que a pandemia trouxe tanto para a nossa produtividade quanto para nossa saúde mental, e como o conhecimento da Comunicação Não-Violenta nos ajuda a lidar com alguns desses desafios. Vem fazer essa Pausa com a gente.
Cultura organizacional colaborativa: é possível?
2020 Aug 0620m 13s
A Cultura organizacional reúne as crenças e valores compartilhados na organização, o que influencia não só a maneira como as pessoas se comportam e se relacionam na empresa, mas também tem impacto na execução das estratégias e nos resultados dos negócios. Uma cultura organizacional bem definida é capaz de gerar uma vantagem competitiva importante para as empresas, pois elas conseguem atrair melhores talentos e mantê-los mais alinhados e engajados. Isso resulta em melhor desempenho,alcance dos objetivos estratégicos da empresa e cumprimento das promessas da marca para o cliente. Como a prática da CNV pode apoiar as empresas a criar uma cultura de colaboração e parceria nas empresas? É essa pergunta que vamos explorar nesse episódio do Pausa CNV.
O perigo de evitar conflitos
2020 Jul 2318m 51s
Os conflitos fazem parte do processo de evolução dos seres humanos, sendo um elemento importante na dinâmica de crescimento e desenvolvimento de qualquer sistema.  Por mais que às vezes gostaríamos de acreditar no contrário, os conflitos existem e são inevitáveis no ambiente de trabalho. Como a Comunicação Não-Violenta pode nos ajudar a viver os conflitos de maneira saudável e até produtiva? É sobre isso que vamos falar nessa Pausa CNV. Pega seu cafézinho, chá ou água, e vem fazer essa pausa com a gente.
Liderança empática
2020 Jul 0726m 39s
As soft skills, ou habilidades relacionais, têm sido cada vez mais solicitadas nas organizações. Uma pesquisa feita em 2019 pela Harvard Business Review revelou que dois terços dos gestores se sentem desconfortáveis na comunicação com colaboradores e 37% tem receio de dar feedback para seus funcionários. A comunicação tem sido uma das soft skills mais valorizadas pelas empresas na contratação de gestores e profissionais.
Não-Violência no trabalho remoto
2020 Jun 2320m 46s
No primeiro episódio da Pausa CNV, Nolah Lima e Luciana Dantas conversam sobre como evitar que a distância nos relacionamentos de trabalho faça com que as histórias que nos contamos fiquem maiores do que realmente são e trazem dicas para que aquele e-mail ou mensagem no whatsapp sejam interpretados de acordo com a intenção que tivemos ao enviá-los. Pega seu cafézinho ou seu chá e vem fazer essa pausa com a gente.